sábado, 9 de setembro de 2017

O que dizer?

O que dizer?

O que dizer para pessoas que estão sem esperança? Que até choram? Nada se produz, nada de novo de baixo do sol. Será que só nos resta chorar e definhar? Será que não existe esperança? Estive lendo esta semana Eclesiastes, o homem é um eterno questionador. Questiona sobre tudo e sobre todos. Até rimos e fazemos piadas de algumas coisas. Mas parece que nosso riso é falso. Ou então as piadas não são tão engraçadas assim ou até mesmo piadas com a própria desgraça. Não adianta discutir, não adianta achar que tudo vai melhorar de uma hora pra outra. Não adianta achar que vai haver um salvador da pátria que enfim resolva tudo. O que estamos vivendo é um momento ímpar onde muito foi roubado.
Brincava hoje aqui em casa dizendo que a operação Lava Jato vai terminar em D. Pedro. Sonhos perdidos, é tudo vaidade. Promessas de salário mínimo regidas na carteira, muito belas, mas de fato o salário de 900 e poucos reais não irá suprir todas as nossas necessidades. Pesquisas revelam que o salário deveria ser 3.000 reais para suprir as necessidade que há em nossa legislação. Salário que é um sonho de consumo para muitos.
Aliás, muitos ainda vivem abaixo da linha de pobreza e a desigualdade social e a distribuição de renda é muito defasada. O que dizer então? O que dizer todos já sabem. O que fazer é a questão. O que fazer? Manter o foco, mesmo em meio à dor, mesmo em meio à aflição.
Enquanto o emprego não vem, estude, procure fazer um curso, existem vários gratuitos. A internet tem muito lixo, mas também tem muita coisa boa. Enfim manter a esperança e o bom ânimo são fundamentais, além de cuidar da saúde física e mental.